A revolução digital mudou a velocidade de todos mercados. Para sua empresa a aproveitar verdadeiramente as oportunidades que as tecnologias digitais oferecem, é necessário investir em tecnologia, criatividade e inovação. Esse é o caminho mais rápido para dar início a transformação digital em seus negócios.

 

MAS, O QUE É SER DIGITAL?

Ser digital já significou diversas coisas. Mas, após 2010 a era digital se tornou uma realidade. Conceitualmente, em 2011 inicia-se a revolução digital. Pois, houve diversos avanços tecnológicos que impactaram diretamente nossas vidas.

O termo digital, até então, foi usado de 3 maneiras diferentes que são:

– Digitilização (digitization);
– Digitalização (digitalization);
– Transformação digital (digital transformation).

 

O QUE É DIGITILIZAÇÃO?       

A Digitilização é a conversão de informações analógicas ou físicas em um formato digital. Por exemplo, manuais de instrução que antes eram em papel e agora temos os manuais em um formato digital.

 

O QUE É DIGITALIZAÇÃO?

A Digitalização é o uso de tecnologias digitais para habilitar ou melhorar modelos e processos de negócios. É um claro processo de exploração de oportunidades digitais. 

Exemplificando, o modelo de negócio da Netflix envolve o uso de oportunidades digitais sendo pioneira no modelo de streaming, como um acesso pago de suas ofertas de produtos digitais. Isso representa a digitalização que a empresa realizou. 

 

QUAL A DEFINIÇÃO DE TRANFORMAÇÃO DIGITAL?

A Transformação digital é definida como os esforços coordenados voltados para implementação digitalização de negócios em maior escala. O objetivo principal é conquistar resultados significativos para a organização. Por isso, a expansão da transformação organizacional atinge o modelo operacional em todos os aspectos do negócio, incluindo:

– Métricas;
– Objetivos;
– Pessoas;
– Processos;
– Tecnologias.

Um exemplo da transformação digital nas organizações é a integração de várias iniciativas de digitalização, como:

– Uso de realidade aumentada;
– Ferramentas impressas em 3D;
– Sensores habilitados para Internet das Coisas (IoT);
– Blockchain para armazenamento de transações;
– Deep Learning aplicado aos sistemas de informação;
– Biometria para o gerenciamento de segurança e identidade.

Tais recursos conectados podem resultar na transformação fundamental de diversos processo do negócio. É possível analisar que houve uma sequência lógica e progressiva do significado do termo digital. Passando, desde a digitização, digitalização até a transformação digital. 

É importante compreender as diferenças, analisar os estágios em que a empresas se encontra e mapear o progresso necessário rumo a transformação digital de seu empreendimento. A transformação digital começa na mentalidade do empreendedor. Cabe a ele conduzir e estar envolvido na implementação da transformação digital em sua organização. 

 

A REVOLUÇÃO DIGITAL – A QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Segundo o Professor Klaus Schwab, a revolução digital é a quarta revolução industrial e teve início em 2011.

Esse marco se constituiu devido a progressão das tecnologias digitais (digitização e digitalização) convergindo em um momento em que todas elas passaram a estar interconectadas. E, consequentemente, estão transformando o mundo e a sociedade de forma integral.

 

A VELOCIDADE DAS MUDANÇAS

A Fortune 500 é uma lista anual que elenca as 500 maiores corporações dos Estados Unidos segundo a receita total arrecadada no ano. E para compararmos a velocidade da mudança nos negócios vamos usá-la como base.

Na década de 80 uma empresa demorava cerca de 20 anos para atingir uma avaliação de 1 bilhão de dólares. Entretanto, empresas nascidas na era digital como Uber, WhatsApp, Snapchat, cada uma delas precisou de menos de 4 anos para atingir o mesmo valor.

Outra comparação que pode ser realizada para entender definitivamente o impacto da revolução digital e a velocidade das mudanças em decorrência dela, basta comparar o desempenho das empresas em décadas passadas com as atuais líderes de mercado.

Hoje a empresa mais valiosa do mundo e líder do varejo é a Amazon. Ela foi fundada em 1994 e deu início primeiramente ao comércio eletrônico de livros. Na década de 90, a empresa a Circuit City era uma das mais valiosas do mundo e líder no setor de varejo.

Ela crescia vertiginosamente e usou seu poder financeiro para abrir outras empresas, incluindo uma empresa de tecnologia, um banco e a CarMax. (Maior varejista de carros usados da américa, com valor de mercado de 16 bilhões de dólares). A empresa era reconhecida por seu atendimento e produtos de excelência, tidos naquela época como revolucionários na experiência do cliente. Mas, em 16 de janeiro de 2009, foi anunciada sua falência. 

Parece inexplicável como uma empresa de extremo sucesso declara falência poucos anos depois, porém a Circuit City não conseguiu competir com a Amazon que tinha um modelo de negócios sem lojas físicas, uma tecnologia capaz de oferecer sugestões úteis sobre o que o cliente poderia se interessar e comprar. Tudo pensado para melhorar seu desempenho em vendas e a proporcionar uma experiência prazerosa ao usuário. Em menos de 20 anos, o ex-líder no setor de varejo, Circuit City foi a ruína completa.

 

ADAPTE-SE OU MORRA

A comparação entre os casos acima significa que as empresas sem a mentalidade de transformação digital necessitam urgentemente pensar mais como as empresas nativas digitais. O grande erro das empresas mais antigas é pensar que o que deu certo até hoje vai continuar trazendo os mesmos resultados, sendo complacentes diante dessa mudança revolucionária

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Como atender os novos perfis de consumidores

 

4 PASSOS PARA IMPLEMENTAR A TRANSFORMÇÃO DIGITAL

Para sua empresa dar início a implementação da transformação digital é preciso ter quatro coisas:

Mentalidade Digital

O primeiro passo é ter mentalidade digital, pois é necessário digitalizar sua cultura de toda organização. Ter mentalidade digital é fundamental desde o processo de contratação, assim como o incentivar os demais funcionários a aprender novas tecnologias.

Pois, a velocidade das mudanças é essencial para a empresa se adaptar rapidamente as novas tecnologias e técnicas que surgem. Muitas tecnologias com a qual estamos confortáveis hoje podem estar obsoletas amanhã. Por isto, é importante que todos da empresa tenham disposição e mentalidade digital para treinar e aprender as tecnologias e técnicas mais modernas.

Modernidade

O segundo passo é saber usar e aplicar soluções modernas. Esse é um componente interno da transformação digital e, normalmente, as empresas costumam refletir tardiamente sobre isto. Há diversas tecnologias modernas, tais como:

– Cloud computing (Nuvem);
– Big Data;
– Tecnologia para dispositivos móveis (App);
– Plataformas de Gestão Analítica.

Assim, como o caso da Circuit City que não investiu nas vendas e relacionamento online, é fundamental para todas empresas investirem em soluções modernas para não fracassarem na competição pelo mercado.

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Inovação Tecnológica

O passo 3 visa buscar novas oportunidades de negócios explorando tecnologias digitais inovadoras. 

Em muitos casos a inovação está além do limite das ofertas atuais. Desta forma, é necessário desenvolver ou aprimorar os produtos ou serviços com inovação baseada em tecnologia de ponta. Este deve ser parte do planejamento à longo prazo. É importante que haja liberdade paras equipes de planejamento explorarem novas oportunidades.

Experiência Digital para o Cliente

O passo 4 é melhorar a experiência do cliente por meio de canais digitais. Estamos vivendo a era digital, a era do cliente digital. Por isso, é indispensável proporcionar para eles experiências digitais mais fáceis, intuitivas e atraentes. 

É preciso superar as expectativas dos clientes em todas as fases de sua jornada de compra. Tendo uma presença digital sólida, por meio das mídias sociais e de um site corporativo, conhecendo bem seus clientes e tendo ferramentas analíticas para avaliar cada um dos pontos dessa jornada será fundamental para que as oportunidades digitais transformem o negócio.

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A REVOLUÇÃO DIGITAL É UM FATO!

E, ela pode ser uma enorme ameaça para muitas empresas, mas indiscutivelmente, é oportunidade ímpar para empreendedores inovadores que aproveitam as novas dinâmicas de operação para crescerem ainda mais.

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