Nos dias atuais vimos vários tipos de liderança que podem ser seguidos para gerir uma equipe de trabalho, um setor ou uma empresa.

Existem diferentes tipos de liderança que podem ser adotados para comandar uma equipe de trabalho, um departamento ou uma organização.

De fato, liderar é uma tarefa repleta de desafios, especialmente no que se refere ao relacionamento que é construído entre líder e liderados.

Um líder precisa ser capaz de engajar seus colaboradores, ajudá-los a desenvolver suas habilidades e extrair o máximo potencial de todos aqueles que estão sob sua liderança.

E a liderança transformacional é um modelo para inspirar o time colaborativo, incentivar a inovação e o senso crítico, assim performando as equipes.

O QUE É LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL?

A liderança transformacional é uma ideia que se fundou através do livro “Rebel Leadership: Commitment and Charisma in a Revolutionary Process’‘, de 1973 e escrito pelo sociólogo James V. Downton.

No ano de 1978, esse tipo de liderança tornou-se popular depois que o historiador e cientista político James MacGregor Burns publicou o livro “Leadership”. Burns mostra que a liderança transformacional é um modelo em que líderes e liderados se ajudam de forma mútua em busca de um objetivo global. 

Na década de 1980, o pesquisador Bernard M. Bass foi afundo nos estudos de Burns. No livro “Leadership and Performance”, Bass define a liderança transformacional como um modelo em que o líder trabalha lado a lado com os colaboradores nas metas colocadas e nas mudanças que devem ser feitas.

A liderança é feita por meio da inspiração e pelo exemplo que o líder dá para os demais colaboradores que estão com ele. O posicionamento do líder dessa forma, engaja os colaboradores a remar em prol de um mesmo objetivo.

Na liderança transformacional, o time tem autonomia para tomar decisões sobre os processos e tarefas que executam no dia a dia.

QUAIS OS PILARES DA LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL?

Para entender melhor sobre a liderança transformacional, listamos aqui alguns pilares que formam a liderança transformacional. Veja:

ESTÍMULO INTELECTUAL: Líderes transformacionais engajam os colaboradores a contribuírem na resolução de problemas e na criação de soluções.

CONSIDERAÇÃO INDIVIDUALIZADA: Na liderança transformacional, as individualidades e especifidades dos colaboradores são respeitadas e levadas em consideração na formação de tarefas e nas estratégias.

MOTIVAÇÃO: Mostrar aos colaboradores que eles fazem parte do corpo da empresa e que a execução deles levará a empresa ao objetivo final é essencial para motivar o time.

OBJETIVOS DA LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL

O líder precisa praticar aquilo que ele prega para o restante da equipe. Esse estilo de liderar também busca inspirar os colaboradores a utilizarem a criatividade para incentivar mudanças e promover transformações que vão impactar positivamente os processos.

A liderança transformacional promove uma cultura de responsabilidade, em que cada um sabe o que se espera deles e tem autonomia para executar suas atividades.

LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL x LIDERANÇA TRANSACIONAL

A liderança transformacional é um estilo que faz oposição à liderança transacional. Esta última é considerada um modelo mais tradicional de liderar.

Enquanto a liderança transformacional de liderar equipes tem uma pegada mais humanizada, que busca inspirar e motivar os colaboradores, na liderança transacional o foco está mais voltado para os resultados que são entregues.

Na liderança transacional, há muita pressão por resultados e uma preocupação em seguir métodos de trabalho à risca. Evita-se mudar o que já está estabelecido e que, de certa forma, funciona bem.

Listamos aqui alguns pontos e suas diferenças, veja:

  • Foco: na liderança transformacional é nas pessoas, na liderança transacional é nos resultados;
  • Abordagem: na liderança transformacional o exemplo tem papel vital, na liderança transacional isso não é levado em conta;
  • Metodologia: na liderança transformacional não existe uma metodologia fixa de trabalho, já na liderança transacional regras e padrões devem ser seguidos à risca;
  • Processo de decisão: na liderança transformacional os liderados têm voz, por outro lado, na liderança transacional as decisões são impostas pela liderança;
  • Inovação: na liderança transformacional sugestões de inovação são bem-vindas, entretanto, na liderança transacional não se estimula essa liberdade de iniciativas.

PRÁTICAS DA LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL

Veja algumas dicas essenciais que você deve considerar para se tornar um líder transformacional:

  • Comunique-se de forma inspiradora com a sua equipe;
  • Incentive os colaboradores a aprimorarem suas habilidades;
  • Saiba identificar oportunidades de inovação;
  • Conecte as necessidades da equipe à missão, visão e valores da empresa;
  • Treine seus colaboradores e confie neles ao delegar as tarefas;
  • Seja claro ao comunicar as responsabilidades e metas de cada colaborador;
  • Reúna-se com a equipe para dar feedback e alinhar expectativas;
  • Conheça as necessidades de desenvolvimento profissional da sua equipe.

INOVAÇÃO: O QUE VOCÊ PRECISA PARA ESCALAR

Você viu como a mudança é a única coisa que permanece no mundo corporativo, né!? E agora lhe dou uma dica, inove enquanto é tempo, não fique para trás. Siga nossas dicas e veja como a liderança transformacional fará a diferença na sua equipe.

Conte com o nosso time para levar o seu negócio aos seus objetivos e metas. Entre em contato e veja como as estratégias ágeis serão seu diferencial competitivo.

Tenha gestão ágil

Conheça o GRPRO

Sistema exclusivo baseado em gestão ágil que administra todos os setores da sua empresa de um só lugar.

Fique por dentro

Saiba o que acontece na adaptweb e no mundo da tecnologia

Confira nossas mídias

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não acaba por aqui
Materiais exclusivos
Agende já sua demonstração gratuitaNão perca mais tempo, tenha o GRPRO ativado em sua empresa com poucos passos!

 Envie-nos uma mensagem...

Agende já sua consultoria gratuita!Seja qual for o tamanho da sua empresa, nós temos a estratégia que irá elevar seu nível

Não perca essa chance! Envie-nos uma mensagem...

Somos movidos pela inovação Conte o que você está buscando e vamos começar essa jornada.

Não seja tímido! Envie-nos uma mensagem...