À medida que uma empresa cresce, é comum que os gestores decidam adotar a terceirização de certas funções.

O objetivo central tende a ser focar nas atividades essenciais e terceirizar funções secundárias, de modo a otimizar os resultados.

Em todo caso, é preciso avaliar com cautela os objetivos e o porte da empresa. Só assim é possível definir o melhor modelo de terceirização.

No texto que começa a seguir, vamos mostrar as principais motivações para a terceirização, como esse modelo funciona e quais são as vantagens e desvantagens dele.

Por que terceirizar?

A terceirização pode trazer diversos benefícios quando utilizada como parte da estratégia de negócios de uma empresa de reformas residenciais.

Ao terceirizar parte de suas operações, as empresas tornam seus processos mais eficientes e competitivos, agregando capacidade e qualidade técnica a operações de entrega e fabricação.

Em um mundo globalizado, as empresas estão organizadas em redes, cada uma fazendo uma parte da produção até o produto final.

Com a terceirização, as organizações buscam terceirizar atividades que são melhor desempenhadas por outros empreendimentos, com maior expertise.

A consolidação e especialização das redes e etapas de produção tem permitido maiores oportunidades de emprego para os trabalhadores.

Assim, o emprego não está em uma única empresa que faz tudo, mas em uma série de empresas, cada uma com uma atividade especializada tornando os processos melhores.

Como funciona a terceirização?

Nesse modelo de trabalho, uma empresa é contratada para realizar serviços específicos no processo de fabricação de outra.

Simplificando, a empresa contratante será a intermediária do serviço, e a relação de trabalho será entre o trabalhador e o prestador de serviço, não com a empresa contratante.

O conceito de terceirização estipula que a empresa terceirizada deve realizar os serviços com organização própria, com autonomia técnica e jurídica, para cumprir a finalidade do contrato.

Assim, cada empresa tem a responsabilidade de contratar e pagar os seus colaboradores, bem como cumprir as suas obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Para operar como empresa terceirizada, é necessário estar formalizada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e registrada na Junta Comercial.

Para aumentar a segurança da empresa contratante, a Lei da Terceirização também exige que o capital social da empresa terceirizada seja compatível com o número de funcionários.

Do ponto de vista trabalhista, todas as empresas que tenham um contrato de terceirização devem cumprir os requisitos da legislação do trabalho, sendo eles:

  • Registo de carteira de trabalho;
  • Regime de horário fixo;
  • Férias;
  • 13º salário;
  • Proteção previdenciária e FGTS;
  • Normas de segurança e saúde ocupacional.

Além de quaisquer outras normas especificadas nas convenções coletivas e acordos estabelecidos da respectiva categoria ocupacional.

Quais são as vantagens da terceirização?

A terceirização não é apenas uma opção para pequenas organizações. Atualmente, pelos motivos que veremos neste artigo, muitas grandes empresas também utilizam serviços terceirizados.

Existem profissionais altamente qualificados para suprir essa necessidade. Mesmo assim, muitos gestores ainda não entendem completamente os benefícios da terceirização. Conheça-os agora.

Foco na atividade principal

A atividade principal é o produto que você vende ou o serviço que você presta. No caso da empresa de engenharia civil, a atividade principal é a construção de casas e edifícios.

Sabemos que cada vez mais organizações têm recursos operacionais limitados.

Com menos dinheiro para manter a estrutura, comprar equipamentos e contratar pessoal qualificado, o que fica disponível deve ser investido para garantir que o negócio tenha a expertise e as ferramentas necessárias.

Isso significa que para operações periféricas pode não ser sensato que uma empresa tenha um departamento inteiro.

A terceirização pode ajudar o despachante Florianopolis a se concentrar nessas atividades adicionais para fazer o trabalho de atendimento aos clientes com mais qualidade.

Menos custos com mão de obra

A terceirização permite concentrar os recursos humanos nas áreas em que o seu negócio mais precisa.

Contratar e treinar uma equipe para operações externas ou projetos de curto prazo pode ser caro e os trabalhadores temporários nem sempre atendem às suas expectativas.

Não devemos esquecer que, se você vai contratar alguém para realizar uma atividade que está fora do seu core business, ou seja, que não seja a atividade principal, essa pessoa terá que ter experiência. Isso significará pagar melhor.

Por exemplo, não é aconselhável contratar um estagiário para ser responsável pela comunicação ou contabilidade da fábrica de camara fria para cerveja em atuações que demandam um profissional pleno, por exemplo.

Ao contratar uma empresa ou especialista que possa realizar atividades terceirizadas, sua organização não incorre nos mesmos custos de contratar um especialista interno qualificado.

Trabalho sem interrupções

Se um dos funcionários adoece, você vai ter que encontrar outra pessoa para fazer as atividades dele.

Neste caso, este outro profissional será obrigado a exercer as funções dele e do colega. Mas  que acontece se não tiver quem substitua durante a ausência do colaborador?

Às vezes, a indústria especializada em aparelho de endoscopia pode até pensar que uma atividade não afetará os lucros do seu negócio se não for realizada em poucos dias – mas com certeza o negócio está sendo penalizado de alguma forma.

Ao terceirizar, você garante que o que foi contratado seja entregue no prazo, não importa o que aconteça em sua organização.

Dessa forma, você não terá que interromper seu fluxo de trabalho nem sobrecarregar ninguém.

Inicie projetos novos imediatamente

Imagine que você deseja começar a investir em marketing digital. Mesmo que você tenha um funcionário qualificado em seu negócio, essa pessoa precisará de parceiros para ajudar a fazer o trabalho e ajudar a criar estratégias.

Além de todas as ferramentas que é preciso dominar. Sendo assim, gerenciar um projeto interno pode levar semanas ou meses para contratar as pessoas certas, treiná-las e fornecer o suporte necessário.

Quando você terceiriza serviços, o contratado tem recursos suficientes para iniciar o projeto imediatamente.

Se um projeto requer um investimento de capital significativo, o processo de inicialização pode ser ainda mais difícil.

A terceirização resolve tudo isso, permitindo que o fabricante de piso laminado colocado com rodapé preço inicie projetos mais rapidamente e com menor custo.

Controle financeiro

Na terceirização, sua empresa contrata uma empresa ou profissional para prestar determinado serviço. O acordo estabelece o valor a ser pago e o escopo do trabalho.

Por saber exatamente quanto vai pagar mensalmente, o contratante tem um melhor controle financeiro e, portanto, um controle mais preciso do fluxo de caixa.

Essa situação não acontece com empregados próprios, pois pode haver aumento de salário por conta de horas extras e benefícios, por exemplo.

Quais são as desvantagens da terceirização?

Apesar das vantagens citadas acima, deve-se dizer que a terceirização tem muitas desvantagens.

Se a empresa não escolher bem o prestador de serviços, o contrato pode trazer mais prejuízos do que economias, entenda por que.

Dúvidas sobre a legislação

Qualquer processo de terceirização deve ser muito bem documentado, formalizando as relações de trabalho estabelecidas entre a empresa contratante e a empresa terceirizada.

Qualquer ação informal, não registrada e sem respeito às leis trabalhistas aplicáveis, pode causar problemas legais.

As ações trabalhistas e até mesmo as autuações iniciadas diretamente pela Secretaria do Trabalho podem ocorrer sem formalização.

Portanto, é essencial que as empresas de automatização industrial obtenham uma assessoria jurídica muito completa antes de iniciar o processo de terceirização.

Dificuldade em encontrar boas empresas

Como mencionado anteriormente, quando uma empresa contrata um serviço, espera que a empresa contratante tenha mais expertise naquele serviço do que ela.

No entanto, nem sempre as expectativas são atendidas. Dependendo do serviço em questão, pode ser difícil e demorado encontrar uma empresa que realmente exerça suas atividades com responsabilidade e preço justo.

O barato pode sair caro, e a fase de pesquisa não pode ser ignorada. Por isso pesquise, pesquise e volte a pesquisar até encontrar uma empresa responsável e competente.

Distância dos prestadores de serviços

Quando uma empresa tem departamentos que cuidam de suas próprias operações, os gerentes têm um olhar mais atento sobre o desempenho do trabalho.

Nesse aspecto, a terceirização pode trazer limitações por causa da incapacidade de acompanhar de perto as entregas de controle tecnológico de concreto.

Uma empresa de São Paulo pode ter sua conta mantida por uma empresa do Rio de Janeiro, o que pode dificultar um pouco a comunicação e a agilidade dos procedimentos.

O vínculo entre dois stakeholders é sempre menor do que se esses processos ocorrerem dentro da própria empresa.

Rotatividade de colaboradores

Esta é talvez a desvantagem mais frustrante da terceirização. Ela envolve a demissão do funcionário que fazia o trabalho dentro da empresa anteriormente, o que é sempre algo negativo, além de custar ao empregador no início do processo.

Quando as terceirizações crescem em um país, mas a reabsorção de mão de obra demitida não ocorre na mesma proporção, o desemprego aumenta. 

Isso prejudica o poder aquisitivo das famílias e, consequentemente, afeta a economia local.

Por esse motivo, pense nas vantagens e desvantagens da terceirização e tenha certeza de que você está tomando a melhor atitude para os negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tenha gestão ágil

Conheça o GRPRO

Sistema exclusivo baseado em gestão ágil que administra todos os setores da sua empresa de um só lugar.

Fique por dentro

Saiba o que acontece na adaptweb e no mundo da tecnologia

Confira nossas mídias

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não acaba por aqui
Materiais exclusivos
Agende já sua demonstração gratuitaNão perca mais tempo, tenha o GRPRO ativado em sua empresa com poucos passos!

 Envie-nos uma mensagem...

Agende já sua consultoria gratuita!Seja qual for o tamanho da sua empresa, nós temos a estratégia que irá elevar seu nível

Não perca essa chance! Envie-nos uma mensagem...

Somos movidos pela inovação Conte o que você está buscando e vamos começar essa jornada.

Não seja tímido! Envie-nos uma mensagem...