Olá, amigo empreendedor!

Quando se trata de gestão e mudanças, o Fundamento Ágile está sendo o mais usado por muitos empreendedores, independentemente de sua área. Você já ouviu falar sobre a Metodologia Ágile? Sabe como funciona e como pode ser útil em seu negócio? Iremos mostrar o que é e como você pode praticar na sua gestão para gerar cada vez mais valor ao seu produto!

Antes, vamos refletir se sua gestão está se adaptando as mudanças que estão sendo propostas?

Você tem entregado seus produtos de maneira ágil? Você se mantém disposto a entregar a solução para dor do seu cliente independente de qual seja? Ou apenas mantém seu negócio engessado desde o primeiro plano? Em seu negócio, seu time não está engajado e disposto a chegar ao objetivo da melhor maneira?

Para que isso tenha fim em seus processos iremos mostrar a você o Fundamento Ágile. Vamos lá? 🙂

 

O QUE É A METODOLOGIA ÁGIL?

 

A Metodologia Ágile surgiu em 2001 depois da divulgação do Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software. O mesmo foi assinado por 17 desenvolvedores e é voltado para o conjunto de fundamentos para tornar a criação de sistemas mais ágil durante o desenvolvimento de um projeto, sem que perca o valor final do produto.

A Metodologia Ágil conta com times engajados e auto organizados para o aperfeiçoamento do serviço e entrega do que o cliente deseja. Uma empresa que adere ao Fundamento Ágile é aquela que se adapta ás mudanças do mercado de forma ampla e prática, entendendo seu cliente e gerando valor a ele.

Segundo Santiago Comella, sócio da McKinsey & Company existem 5 atributos em empresas que se tornaram bem-sucedidas ao incrementarem a Metodologia Ágil em sua gestão:

  • Elas têm a clareza do que fazer, o por que e quando fazer;
  • Mantém equipes engajadas e capazes de entender as dores e prover soluções em suas áreas;
  • Buscam interações e feedbacks contínuos aos seus clientes;
  • Enxergam em valorizam seu time da mesma forma que seus clientes;
  • Fazem da tecnologia sua aliada, tornando-a o braço da agilidade e entrega de valores.

 

PRINCÍPIOS DO MANIFESTO ÁGIL

 

Indivíduos e interações são mais importantes que processos e ferramentas: Estar em contato contínuo com seu cliente não é demonstração de fragilidade ou incapacidade, mas o melhor jeito de entender sua dor e atende-lo de maneira assertiva.

Software funcionando é mais importante do que documentação completa e detalhada: De nada adianta várias documentações se não há eficiência na prestação de serviço, seus clientes querem resultados e a maneira que seu serviço será visto é com um bom funcionamento do software

Colaboração com o cliente é mais importante do que negociação de contratos: Ambos têm que estar em busca da mesma finalidade, sem pequenos choques nas decisões a serem tomadas. Deve ser um verdadeiro trabalho de time com diálogos e entendimentos para que a meta desejada seja alcançada.

Adaptação a mudanças é mais importante do que seguir o plano inicial: Se adaptar as mudanças que o tempo propõe é de suma importância para manter sua marca na escolha de seus clientes, escutar os feedbacks, aprender e entender vontades e necessidades que o tempo exige.

 

METODOLOGIAS ÁGEIS

 

SCRUM

O objetivo dessa metodologia é a compreensão da esquipe, as tarefas bem estruturadas para cada um dos integrantes. É feita uma lista de prioridades, geralmente denominada de backlog, e a partir daí as tarefas são distribuídas para o Scrum Team (equipe de desenvolvimento). Ao final de cada processo são feitas revisões, o procedimento dos ajustes necessários e a validação do mesmo.

 

Feature Driven Development (FDD)

Esse método tem como principal o ato de visualizar o projeto por completo e após esse passo, separar as fases do mesmo de forma detalhada a cada setor responsável, com a intenção de chegar ao objetivo de forma engajada e ágil. Por ser uma ferramenta com foco no desenvolvimento o FDD pode ser integrado ao Scrum.

 

eXtreme Programming (XP)

Esse método ágil tem como base três pilares:

  • Economia de recursos;
  • Agilidade no desenvolvimento;
  • Excelência no produto final.

Uma equipe XP mantém um comportamento pró ativo, com o empenho necessário para cada fase do projeto.

 

Microsoft Solutions Framework (MSF)

Essa metodologia tem como foco reconhecer imperfeições mais comuns em projetos de tecnologia, resolvendo-as e aumentando a quantidade de sucessos em cada iniciativa. Como o Scrum, esse fundamento tem como ponto crucial a entrega do produto com valor do que no desenvolvimento em si.

 

Crystal/Clear

A ideia Crystal é voltada para pequenas empresas. Parecido com o modo Scrum os integrantes do projeto têm especialidades diferentes com forte comunicação entre si.

 

DESTAQUE NO MERCADO E NO MEIO DOS CONSUMIDORES

 

As empresas que aderiram a esse fundamento não tiveram nada além de crescimento contínuo e satisfação completa de seus clientes. Entregar seu produto de maneira ágil, com valor agregado e que solucione a dor de seus clientes só fará que seu negócio cresça ainda mais!

Para saber como introduzir esse método em seu negócio, deixamos aqui o link de uma matéria que pode ser absurdamente favorável a você ;).

Processos que aumentam desempenho de times remotos ou presenciais

Leia nosso conteúdo completo e gere cada vez mais valor ao seu negócio! Não deixe de pensar digital, fale com a Adaptweb 🙂

 

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