O empreendedorismo é uma forma das pessoas encontrarem um caminho produtivo financeiramente, e o modelo de negócio escalável é uma meta que muitos almejam. 

No entanto, a escalabilidade está em um contexto financeiro que demanda estratégias de negócios.

Além disso, está inserido em uma realidade em que a empresa demonstra crescimento sem qualquer prejuízo na estrutura ou nos recursos disponíveis conforme o aumento de produção.

Como muitos empreendedores e empresários, o início de um negócio é pequeno, talvez apenas uma pessoa, um computador e uma ideia. Porém a gana e a vontade de vencer são mais fortes, e os primeiros passos devem ser dados com confiança e transformar o sonho em realidade.

Há pelo menos 5 pontos que podem ajudar na construção de um negócios escalável:

  • Concentração em pontos fortes;
  • Desenvolvimento de planejamento estratégico;
  • Foco em soluções no negócio;
  • Formalização de uma base sólida;
  • Ter paciência.

De todas as maneiras, é preciso entender que o crescimento de um escritório de uma construtora alto padrão são paulo não acontece da noite para o dia. 

Além disso, há outros concorrentes no mercado que colocam em dúvida se o empreendedor está realmente preparado para alcançar o sucesso almejado. 

Sendo assim, é preciso entender quais são as limitações da escalabilidade nos negócios, e entender tudo que é fundamental para se tornar uma referência no mercado em que atua, assim como para os próprios concorrentes. 

A formalização de um negócio escalável

Um negócio escalável permite que o empreendedor possa aproveitar de forma contundente todos os recursos acessíveis, com possibilidades de expansão para novos mercados. 

Há modelos de negócio que permitem a manutenção do aumento de clientes em expansão contínua. Isso com o mesmo número de recursos disponíveis para garantir um suporte administrativo e estratégico.

Essa expansão e o consequente crescimento da receita estão relacionados com a minimização de custos operacionais. 

Nesse quesito, é possível que o empreendimento de impressão de catálogos e revistas esteja preparado para aumentar a receita e alcançar o sucesso dentro do modelo de negócio escalável. 

Quando se encontra a forma ideal de condução do empreendimento, é preciso projetar todo o investimento inicial, a formalização de processos, a gestão de pessoas e os treinamentos para garantir um desempenho satisfatório no mercado.

A implementação de um sistema adequado à realidade empresarial, somado a pessoas capacitadas e um gestor com visão contínua de crescimento pode alcançar metas e objetivos sem a necessidade de investimentos externos ou recursos adicionais. 

As chaves de sucesso no processo de crescimento

Uma empresa deve estar preparada para o sucesso desde o primeiro momento. Aproveitar as oportunidades de negócio e enxergar possibilidades de parcerias empresariais e com fornecedores prestativos ajuda no processo de crescimento. 

Seguindo uma visão totalmente voltada para o negócio escalável, é possível implementar ações que ajudam a preparar o terreno para o crescimento empresarial.

  1. Construção de uma base sólida 

Em um primeiro momento, uma empresa pode ter um início modesto. Por isso é preciso que a pessoa que está empreendendo invista todo o tempo e energia em sistemas fundamentais que permitam, no futuro, trilhar o caminho do sucesso.

Quando se fala em sistemas e processos, é preciso identificar as necessidades básicas, precavendo problemas futuros, e que podem ser prejudiciais, principalmente financeiramente. 

O mercado de softwares oferece programas digitais como o CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. 

Até mesmo um sistema voltado para empresas de transporte de cargas pode ser muito útil ao longo do tempo. 

Outro programa que proporciona a integração dentro da empresa se encontra no sistema ERP (Enterprise Resource Planning), ou Planejamento de Recursos Empresariais. 

Diferentes processos podem ser reunidos para garantir uma administração segura, voltados para setores de:

  • Cadeia de suprimentos;
  • Finanças;
  • Marketing e vendas;
  • Recursos Humanos;
  • Serviços terceirizados.

A automação de um empreendimento é uma realidade e isso pode servir como ponto de partida para um negócio escalável. 

O objetivo é compreender em detalhes o que acontece na empresa, sendo muito útil para os empreendedores, principalmente os de pequeno porte.

  1. Concentração em um modelo de negócios escalável

Alguns processos devem ser evitados ao máximo, como buscar soluções rápidas e baratas que podem prejudicar ações futuras. 

Mesmo que o tempo, o dinheiro e a experiência sejam escassos, é preciso se manter com uma visão amplificada sobre evitar esse tipo de armadilha e prezar pela eficiência inteligente e prestativa.

Pode ser preciso que o empreendedor pense em um estabelecimento comercial muito maior em referência indicativa quanto à realidade em que se encontra. 

É preciso encontrar soluções que se encaixem no modelo de negócio escalável que sobreponha a qualidade sobre a quantidade.

Nesse sentido, há ferramentas gratuitas na internet que podem ajudar a organizar o dia a dia e escapar de armadilhas que o mundo dos negócios pode proporcionar aos empreendedores. 

Para o setor industrial há a possibilidade de contato com os principais fabricantes de solda em radiadores que procuram por parcerias comerciais, por exemplo. Também é possível encontrar aplicativos que permitem a digitalização de listas de tarefas com notas adesivas. 

É possível criar cartões informativos e direcionar para os setores competentes da empresa. Ou mesmo que o empreendedor seja um microempresário, pode se organizar digitalmente para agilizar processos e conseguir direcionar sua atenção a outras demandas.

Sendo assim, é preciso utilizar ferramentas flexíveis e interativas, inclusive colaborativas, podendo direcionar tarefas e funções para equipes de trabalho dentro de um projeto específico. 

  1. Execução de planejamento estratégico alinhado

A união de uma grande ideia e o crescimento de um negócio escalável está no planejamento estratégico empresarial. 

Para iniciar um empreendimento industrial para produção de gradil para cercamento é preciso ter uma ideia e direcionar toda atenção para detalhes que demandam tempo e capital. 

Quando um empreendedor conhece todas as nuances de um negócio próprio, é possível encarar os desafios e prepará-lo para as oportunidades de escalada.

Dentro do planejamento é possível pontuar prioridades periódicas, que podem ser metas mensais, semestrais ou anuais. 

Na linha de raciocínio de crescimento do negócios escalável, é preciso encontrar objetivos que podem demorar de 3 a 5 anos, sempre buscando o sucesso.

  1. Reforço de pontos fortes e correção dos fracos

Uma pessoa empreendedora, com ideias produtivas e realizáveis, é única. 

Por isso, quando se trata da criação de uma empresa, ela deve se concentrar nos pontos fortes e, dentro das possibilidades, contratar funcionários ou terceirizar tarefas para ajudar em diferentes áreas.

A concentração no trabalho permite que o empreendedor possa direcionar ações e trabalhos de rotina, enquanto busca recursos externos e um modo de garantir que o negócio escalável seja real e lucrativo. 

  1. A paciência é mesmo uma virtude

A paciência deve ser trabalhada ao máximo, pois uma empresa realmente não alcança o sucesso de uma hora para outra. 

Por trás de brindes em atacado que estão presentes no mercado consumidor está o resultado de muito trabalho e esforço de pessoas que acreditaram na ideia, buscaram ajuda e encontraram uma oportunidade ou um nicho que se encaixou perfeitamente no modelo de negócio. 

As experiências passadas ao longo do tempo podem ensinar lições preciosas. Além disso, a maximização de sistemas, processos e contar com pessoas confiáveis na equipe torna toda e qualquer operação um sucesso, principalmente quando as oportunidades se apresentam e podem ser aproveitadas. 

Afinal, o caminho do crescimento pode ser lento, porém constante, mas também sustentável e escalável a longo prazo. 

As vantagens desse modelo de negócio

Para alcançar o próximo nível, ou escala, quando se trata de um negócio escalável, vale ressaltar as vantagens que estão associadas ao crescimento empresarial. 

Uma das vantagens trata da produtividade, em que o volume de negócios é mais abrangente e envolve diversos fornecedores e parceiros comerciais. 

Outra vantagem ocorre na continuidade do aumento de escala, em que se dá o crescimento de faturamento, ou mesmo na contratação de novos funcionários. 

Uma característica marcante e que está fielmente associada ao negócio escalável trata do pioneirismo e da inovação nos respectivos mercados em que atuam. 

Assim, é possível se tornar uma referência, ou mesmo uma autoridade sobre determinados processos de trabalho. 

Para o mercado de trabalho, um empresa de  cortina de contenção preço acessível ao cliente passa a ser reconhecida como um lugar aprazível para se trabalhar, com um ambiente corporativo dinâmico e com alto nível de satisfação dos funcionários. 

O fim e o início de um negócio escalável

Por fim, após as explicações técnicas, é preciso colocar as ideias em prática. Muitas vezes, um negócio pode ter início na escola técnica, ou em um estágio da faculdade.

As ideias de um negócio como a instalação de elevador de carga industrial preço, residências e estabelecimentos comerciais exige pouco capital no início e pode ser flexível, porém demanda certa pesquisa e estudo sobre a área pretendida. 

Ainda assim, todo e qualquer empreendedor deve colocar todas as ideias no papel, tentar aplicar os métodos e objetivos, e verificar erros e acertos, visando que se tenha uma receita com custo mínimo e lucro maximizado. 

É possível encontrar um ponto que seja adequado e torne o negócio escalável ao longo do tempo, com muitas lições aprendidas ao longo do caminho. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tenha gestão ágil

Conheça o GRPRO

Sistema exclusivo baseado em gestão ágil que administra todos os setores da sua empresa de um só lugar.

Fique por dentro

Saiba o que acontece na adaptweb e no mundo da tecnologia

Confira nossas mídias

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não acaba por aqui
Materiais exclusivos
Agende já sua demonstração gratuitaNão perca mais tempo, tenha o GRPRO ativado em sua empresa com poucos passos!

 Envie-nos uma mensagem...

Agende já sua consultoria gratuita!Seja qual for o tamanho da sua empresa, nós temos a estratégia que irá elevar seu nível

Não perca essa chance! Envie-nos uma mensagem...

Somos movidos pela inovação Conte o que você está buscando e vamos começar essa jornada.

Não seja tímido! Envie-nos uma mensagem...