A gestão de tempo e produtividade no ambiente de trabalho podem ser controlados por meio do método pomodoro, uma técnica implementada para a realização de atividades e compromissos profissionais. 

O clima organizacional de uma empresa pode apresentar diversas dificuldades, como tarefas que parecem intermináveis, expectativas de colegas e empregadores, entre outros fatores. 

Tudo parece ser uma justificativa para dificultar a realização de afazeres obrigatórios e, com isso, surge a escassez de tempo. 

Isso quando é possível estabelecer uma estratégia para gerenciar o tempo e ajudar na lista de tarefas e atender às expectativas dos outros. 

Com isso, será que é possível um profissional se sentir mais produtivo, útil e manter uma vida equilibrada?

Para responder a essa pergunta é possível estabelecer a técnica Pomodoro. Essa é uma estratégia popular de gerenciamento de tempo que ajuda no planejamento da carga de trabalho, na superação diante das distrações e na checagem em uma lista de tarefas. 

A história da técnica pomodoro

O consultor de negócios Francesco Cirillo é o criador da técnica pomodoro, pois desde os tempos de universitário tinha problemas para se concentrar e realizar as tarefas comuns aos estudantes. 

Quando percebeu que precisava experimentar uma nova maneira de focar nos trabalhos universitários, se responsabilizou por dedicar ao menos 10 minutos concentrado nos estudos. 

Ao se colocar nesse novo desafio, utilizou um cronômetro em forma de tomate (pomodoro, em italiano) e assim nasceu a técnica que é aplicada nos mais diferentes ambientes corporativos.

Profissional formado, Cirillo dedicou um livro inteiro sobre a Técnica Pomodoro, porém com uma essência simples. 

O método incentiva pequenos ajustes de tempo de trabalho, com uma pausa entre um período e outro. A técnica pode ser dividida, seguindo o livro, em sessões de 25 minutos separados por intervalos de 5 minutos. 

Após cada 4 ou 5 pomodoros, ou sessões de trabalho, é preciso empregar uma pausa mais prolongada, que pode girar em torno de 15 a 20 minutos. 

Com um senso de urgência embutido, esse método força o profissional que trabalha em uma empresa de stopper pdv pode pensar sobre a lista de tarefas e eliminar as distrações enquanto progride nas tarefas por um período limitado de tempo. 

Como aplicar o método pomodoro no dia a dia?

Uma das grandes vantagens sobre o método pomodoro está exatamente na simplicidade de se colocar em prática, sem a necessidade de nenhum tipo de treinamento. 

Dependendo de como é a tarefa ou atividade a ser realizada, o que pode variar é o tempo de dedicação e foco entre uma pausa e outra. Ou seja, é um método que pode ser personalizado sem qualquer problema. 

Veja como funciona a técnica inventada por Cirillo e, assim que possível, coloque em prática para ver o que acontece. 

  1. Faça uma lista de tarefas 

Para melhor uso das sessões sob a técnica pomodoro, é preciso iniciar o dia de trabalho com uma lista de tarefas, com descrições sobre tudo que precisa ser realizado.

Pode ser uma lista longa, mas é preciso dividir o trabalho para que o tempo seja gerenciável durante todo o dia e, assim, ser possível dar encaminhamento para impressão de livros sob demanda SP, caso isso esteja entre as prioridades de trabalho.

Uma dica importante é pensar em quanto tempo é necessário para chegar à conclusão de cada tarefa. 

Assim, é possível emparelhar as atividades dentro do método pomodoro, com estimativas que podem aumentar pouco ou diminuir, caso a caso, e assim evitar lacunas.

  1. Defina um cronômetro para 25 minutos

Apesar do método levar o nome de uma fruta, não é necessário utilizar um cronômetro de cozinha em formato de tomate. 

No entanto, para viver a experiência completa da Técnica Pomodoro, é importante contar com um instrumento para cronometrar o tempo.

Pode ser um relógio físico, de pulso, ou um virtual, disponível na internet. Os celulares smartphones também podem ter um aplicativo indicado por uma mba consultoria empresarial que ajudam a colocar o método pomodoro em prática. 

Não precisa ser pesado, leve ou ter recursos sofisticados. Vale lembrar que a simplicidade torna o método ainda mais eficaz, bem como o estabelecimento de 25 minutos de concentração no trabalho.

  1. Mantenha foco na tarefa até o cronômetro zerar

Chega o momento em que é possível identificar se o método pomodoro realmente funciona e tem algum sentido para quem precisa de organização de tempo no ambiente de trabalho. 

Ao definir o cronômetro e dar a partida, é preciso trabalhar em uma tarefa, ou mais, caso sejam realizáveis em pouco tempo, por 25 minutos sem qualquer tipo de interrupção que possa tirar o profissional do rumo. 

Apesar de ser difícil combater as distrações recorrentes, como um colega de trabalho inconveniente, uma ligação de telefone sobre coloproctologista são paulo, a prática pode ajudar a acertar e manter o foco.

Caso o profissional esteja muito interessado na funcionalidade do método pomodoro, vale tomar alguns cuidados, como:

  • Alertar os colegas;
  • Desligar o telefone;
  • Ficar confortável;
  • Manter o foco na tarefa.

Caso o tempo pomodoro não tenha acabado, e a tarefa sim, a recomendação de Cirillo é aproveitar a oportunidade para aprender mais, seja uma palavra nova ou aplicar melhorias para a organização do espaço de trabalho. 

Outra dica é verificar as tarefas realizadas, anotar sobre o que aprendeu até o cronômetro zerar. A ideia é utilizar todos os 25 minutos do método pomodoro da melhor maneira possível, evitando começar o intervalo mais cedo, ou estender esse espaço de tempo. 

  1. Aproveite a pausa de 5 minutos

Com as tarefas e atividades propostas concluídas dentro dos 25 minutos, é preciso desfrutar a pausa de cinco minutos. Esse tempo pode ser utilizado para a ida ao banheiro, fazer um lanche ou encher a garrafa de água. 

Afastar-se do computador (caso a tarefa seja realizada com equipamentos eletrônicos), ou do maquinário (caso seja uma tarefa fabril), ajuda a recuperar a musculatura do corpo, inclusive os olhos. 

Nesse sentido, para preservação e integridade física e mental, é importante mover o corpo, esticar as pernas, usar roupas com tecidos de fibras naturais para um conforto maior, levantar os braços e fazer um alongamento, também proporcionando uma pausa para a mente. 

Assim, ao cuidar da saúde e bem-estar, a pessoa consegue se manter mais motivada durante o restante do dia.

  1. A cada cinco pomodoros faça pausas maiores

As horas de trabalho podem parecer mais proveitosas quando o método pomodoro é aplicado no dia a dia.

Acontece que é preciso compreender que cada pessoa tem características próprias e atividades simples, como fazer a locação de impressoras preço mais baixo e que demanda do retorno de terceiros.

Ainda assim, após cinco ciclos pomodoros, é preciso ter uma pausa mais longa e restauradora. Cirillo indica um tempo de 15 a 20 minutos para se restabelecer, ou então aproveitar para um lanche mais completo, ou quem sabe até mesmo almoçar. 

É um sistema fácil de usar, e que não demanda um aprendizado demasiado para utilizar a técnica a favor da produtividade dentro de uma empresa. 

As vantagens do método pomodoro

Apesar de algumas tarefas precisarem de mais de 25 minutos, ou a participação em reuniões tomarem mais tempo do que o necessário, há muitas vantagens voltadas para o método pomodoro.

  1. Quebra de hábito de multitarefa

O profissional multitarefa pode estar fazendo várias atividades ao mesmo tempo, mas sem foco e cuidado adequado a nenhuma delas. 

O método pomodoro propõe dedicar todo o foco a uma tarefa específica, e salvar o restante da lista para o ciclo pomodoro seguinte, trazendo mais qualidade e concentração a cada ciclo.

  1. Redução ou prevenção do burnout

A estafa mental,ou burnout, está relacionada a pessoas muito ocupadas e que possuem o sentimento de que nada está certo ou organizado. 

Ao olhar para uma lista de tarefas que parece interminável pode parecer, em um primeiro momento, estressante e cansativo, como um projeto que usa ferramentas de acesso remoto e tudo que envolve esse tipo de trabalho.

No entanto, com o plano estratégico de gerenciamento de tempo da técnica pomodoro, há o incentivo para pausas frequentes. Além disso, é possível seguir uma agenda em tempos determinados, conforme indica o método. 

  1. Redução da procrastinação

O método pomodoro acende uma luz de alerta e urgência no dia a dia de trabalho, o que reduz, ou até mesmo eliminar, a procrastinação, que pode estar associada a distrações na internet ou no celular smartphone, visto que delimita momentos para relaxamento e outros para foco na atividade.

Assim, o cérebro consegue atender sua necessidade de pausas e baixa produtividade, sem que isso prejudique a rotina e a entrega de tarefas. 

Inclusive, cabe ressaltar que o método pode atuar como um estimulador pessoal, tendo em vista que auxilia no processo de criar desafios pessoais e ampliar o senso de urgência, principalmente em perfis mais “competitivos”.

Conclusão

A pergunta final que fica é: o método pomodoro realmente funciona? 

A resposta é ampla e diversificada, pois o método pode ser o estímulo e organização que faltava para melhorar a eficiência de uma equipe ou profissional. Mas demanda disciplina e comprometimento para começar a trazer resultados.

Assim, a técnica pomodoro pode ajudar a definir uma prática de disciplina para expandir e aumentar a produtividade. 

As pausas mentais ajudam a manter o foco e ficar livre de distrações frequentes, como conversas paralelas e assuntos alheios ao ambiente de trabalho, como a necessidade de  realizar a troca de uma empresa para locação de balanças por telefone, por exemplo. 

Assim como em outras estratégias de gerenciamento de tempo, o que funciona para alguns pode não funcionar de maneira adequada para outros.

Por isso, o melhor a se fazer é experimentar a técnica pomodoro e adaptar às necessidades individuais para garantir que tenha o retorno mais viável para a realidade profissional e a execução das tarefas e atividades laborais do dia a dia.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tenha gestão ágil

Conheça o GRPRO

Sistema exclusivo baseado em gestão ágil que administra todos os setores da sua empresa de um só lugar.

Fique por dentro

Saiba o que acontece na adaptweb e no mundo da tecnologia

Confira nossas mídias

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não acaba por aqui
Materiais exclusivos
Agende já sua demonstração gratuitaNão perca mais tempo, tenha o GRPRO ativado em sua empresa com poucos passos!

 Envie-nos uma mensagem...

Agende já sua consultoria gratuita!Seja qual for o tamanho da sua empresa, nós temos a estratégia que irá elevar seu nível

Não perca essa chance! Envie-nos uma mensagem...

Somos movidos pela inovação Conte o que você está buscando e vamos começar essa jornada.

Não seja tímido! Envie-nos uma mensagem...