A estruturação do processo comercial faz com que as empresas tenham previsão de suas vendas otimizem suas estratégias para expansão e aumento de faturamento. Através da tecnologia e inovação, essa estratégia empresas estão tendo vantagem competitiva, crescimento previsível e aumento de lucro.

Além de levar o nível de gargalos a zero, trazendo um nível de consciência aos gestores de possíveis desafios e novas tendências do mercado. Uma estruturação comercial eficiente pode ser a virada de chave para organização e expansão da empresa entre os concorrentes.

Criamos esse post exclusivo para que você veja como a estrutura comercial pode elevar seu nível de faturamento. Veja:

O QUE UMA ESTRUTURA COMERCIAL?

A estrutura comercial são ações realizadas com base no processamento de dados e análise de mercado, focado em traçar relevantes para as estratégias de expansão da empresa.

Para ter uma estrutura comercial eficiente em seu negócio é preciso fazer um estudo de dados sobre o consumidor, sobre o mercado, sobre a economia, suas metas e sobre seus os produtos.

Assim, sua empresa conta com uma importante base para ampliar a assertividade na tomada de decisões e nas estratégias implementadas pela empresa.

VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU COMO A ESTRUTURA COMERCIAL PODE SER EFICIENTE PARA SEU CRESCIMENTO PREVISÍVEL?

A estruturação dos processos comerciais ou inteligência comercial é um método desenvolvido voltado para o setor comercial e marketing. Para colocá-la em prática, é preciso que sejam feitos estudos, análises de indicadores e de informações do mercado.

Tal estruturação estabelece quais processos deverão ser seguidos para que a empresa atinja suas metas. Para alcançar os resultados, os setores envolvidos precisam ter processos bem estruturados, além de previsões de demandas e monitoramento de tendências.

Fazer um benchmarking antes é uma forma de traçar tais processos, metas e objetivos. Ao identificar processos que funcionam em outros negócios, você pode otimizar os seus.

BENEFÍCIOS GERADOS POR UMA ESTRUTURA COMERCIAL BEM DEFINIDA

Os resultados gerados por processos comerciais bem definidos trazem uma diversos benefícios para a empresa e eles vão muito além de conseguir novos clientes. Listamos as principais vantagens da organização do processo comercial, veja:

Aumento de vendas previsível

Com o benchmarking de mercado e escolha da persona ideal, é possível visualizar com mais clareza as oportunidades de vendas. A análise de mercado mostra a empresa os principais desafios dentro do seu segmento, tendências e como ser diferencial entre seus concorrentes.

Deste modo, seu time saberá o tempo ideal de desenvolver soluções e estratégias que os levem ao objetivo principal e evite gargalos e erros.

O time de vendas tem melhores resultados

O processo veio para simplificar a vida de seus colaboradores. Com uma estrutura bem definida seu time de vendas saberá qual a média de follow up por dia, quantas novas oportunidades devem estar no funil de vendas e o tempo médio de fechamento e desqualificação.

Otimizando o andamento do funil e melhorando o ritmo de cada colaborador da expansão. Como resultado, você observa um crescimento nas vendas e no lucro da empresa.

UMA BOA ESTRUTURA COMERCIAL LEVA INTELIGÊNCIA DE DADOS A SUA EXPANSÃO

Um processo comercial que guie sua empresa aos objetivos é um processo simples, que pode ser mudado a qualquer momento e automatizado. Além de beneficiar a empresa de um modo geral, esse processo quando automatizado, leva inteligência comercial através da análise de dados para sua empresa.

Veja os principais dados coletados através da inteligência comercial:

  • necessidade de ajustes por novas estratégias;
  • tendências do seu segmento;
  • quantidade de leads por canal de aquisição;
  • ticket médio de vendas;
  • taxa de churn;
  • tempo médio de vendas;
  • quantidade de conversão por número de leads;
  • total de conversões ao ano;
  • qual produto mais vendido
  • reuniões do dia;
  • quantos leads aguardam contato e por quanto tempo.

COMO SABER A ESTRUTURA COMERCIAL IDEAL PARA SUA EMPRESA?

O primeiro passo é definir qual a situação atual do seu negócio, seria o ponto de partida, depois definir onde querem estar daqui um período de tempo, aqui temos o ponto de chegada. Desta forma:

Depois dessas definições você colocará as condições de atigimento, que são os processos, o que cada pessoa do time deverá fazer e o que e como você vai investir nessas condições.

Também defina metas comerciais de médio e longo prazo, por exemplo, em um mês sua meta é a aquisição de 3 novos clientes e em três meses sua empresa deverá estar faturando o dobro do faturamento atual. As condições de atingimento levarão você e sua organização a essas metas.

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