O modelo de trabalho híbrido está ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Ele se baseia na mistura entre expediente presencial e remoto, combinando elementos dos dois para aproveitar o melhor de cada opção, otimizando os resultados e desenvolvimento do negócio.

Por isso, segue um fluxo de trabalho flexível, tendência que vem predominando especialmente por causa da pandemia.

Para garantir o sucesso da estratégia, é importante que a empresa saiba fazer a transição adequadamente.

É preciso apoiar a equipe e encontrar uma forma de estruturar os processos nesse modelo diferenciado.

Continue lendo para saber mais sobre o trabalho híbrido, os benefícios de adotá-lo em negócios como contabilidade em são paulo e as dicas para fazer a transição com facilidade.

Conheça a definição de trabalho híbrido

O trabalho híbrido é aquele em que uma empresa permite que os colaboradores trabalhem alguns dias presencialmente e outros em casa, ou em outro local adequado para o desempenho das funções.  

Também pode se dizer que o modelo de trabalho híbrido combina aspectos do home office com o trabalho direto de especialistas na empresa.   

Essa opção tornou-se cada vez mais importante recentemente por causa da pandemia.

À medida que o número de pessoas vacinadas aumenta, gestores e entidades reguladoras introduzem novas medidas de flexibilização, permitindo que as empresas voltem a operar em condições muito próximas às tradicionais.

Mesmo assim, muitas empresas descobriram que o home office pode ser bastante benéfico, já que evita gastos, como alugar sala comercial.

Nesse modelo operacional, há menos custos, menos atrasos e melhor qualidade de vida para os colaboradores.

No entanto, pode haver problemas de infraestrutura, dificuldades de comunicação e interação internas. 

Por todos esses motivos, é muito importante buscar informações sobre como aplicar o trabalho híbrido da melhor forma.

Entenda os benefícios do trabalho híbrido

O expediente em home office tem diversas vantagens, tanto para a produtividade da equipe quanto para a otimização dos gastos do escritório de uma empresa de cabeamento estruturado.

Nos tópicos que vêm na sequência, destacamos os principais pontos positivos da adoção desse modelo trabalhista.

Prossiga a leitura e entenda de uma vez por todas porque o trabalho híbrido vem sendo tão utilizado nos últimos tempos – e porque ele não deve ser abandonado tão cedo.

Aumenta a produtividade 

De acordo com um estudo do Gartner com 10.000 profissionais realizado em 2021, 36% dos colaboradores em home office disseram sentir que a produtividade aumenta ao trabalhar em casa.  

Outra realidade viabilizada pelo trabalho híbrido é a flexibilização dos horários de trabalho.

Isso acontece porque muitos empreendimentos pararam de exigir que os funcionários cumpram rigorosamente os horários de entrada e saída típicos do local de trabalho, desde que as entregas se mantivessem.

Como resultado, as pessoas podem escolher o período do dia mais produtivo para elas, desempenhando as atividades. 

Melhora a administração do tempo 

Esse modelo de trabalho também ajuda os funcionários a equilibrar melhor seus compromissos pessoais e profissionais.  

Com uma gestão mais eficaz do tempo, aumentam os níveis de satisfação, empenho e produtividade do time da fábrica de torres de resfriamento de água.  

Reduz os atrasos

Já que o colaborador não vai precisar ir até o local de trabalho todos os dias da semana, os atrasos também vão ser reduzidos.

Isso melhora o relacionamento entre gestores e funcionários, além de otimizar o fluxo de trabalho das equipes como um todo. 

Diminui os custos operacionais

Um dos grandes benefícios da adoção do trabalho híbrido para as empresas é a redução dos custos operacionais.  

Pense em custos fixos como:

  • Água;
  • Luz;
  • Internet;
  • Telefone.

Esses e outros gastos tendem a diminuir significativamente à medida que menos pessoas atuam presencialmente. Dependendo do acordo firmado com o funcionário, a conta também pode ser paga pelos dias de trabalho presencial efetivo.

Melhora a qualidade de vida dos colaboradores  

Não ter de lidar com o trânsito nem utilizar transportes públicos todos os dias é um privilégio e tanto.

Não há necessidade de sair de casa com tempo frio ou chuvoso. O tempo de deslocamento da casa para os escritórios de seguro de carros valor é totalmente suprimido.

Esses são apenas alguns exemplos de situações típicas do home office que proporcionam uma melhor qualidade de vida aos colaboradores.  

Para você ter uma ideia, uma pesquisa da Moovit, empresa especializada em soluções de Mobilidade como Serviço (MaaS), publicada no Portal 6 Minutos, mostrou que o brasileiro é um dos que mais passam o tempo se deslocando entre trabalhos.

O fato de não terem de viajar todos os dias ajuda a aliviar o estresse, além de permitir que os profissionais passem mais tempo com suas famílias ou desempenhando outras atividades.

O aumento do tempo livre deixa mais horas disponíveis para se dedicar a hobbies e esportes, um grande diferencial em termos de saúde física e mental.

Confira dicas para adotar o trabalho híbrido

Atuar de forma híbrida exige mudanças significativas na infraestrutura da empresa responsável por manutenção de nobreaks e similares.

Para garantir que você vai tomar as melhores decisões, separamos algumas dicas sobre isso.

Acompanhe o conteúdo a seguir para saber exatamente como se planejar para fazer uma mudança tão importante quanto essa.

Valorize a comunicação

Crie novas políticas de trabalho colaborativo e certifique-se de que os funcionários tenham a oportunidade de discuti-las e mudá-las, caso acharem necessário. Assim, todos os funcionários vão entender exatamente o que se espera deles.  

Quando as pessoas não estão na sede física da assistência técnica informática, elas podem ficar um pouco distantes do que está acontecendo na organização.

Os líderes devem manter todos informados, compartilhando informações relevantes sobre os próximos passos da empresa.

Essa abertura é um componente chave para gerar confiança entre todas as partes. Fundamentalmente, esse é o alicerce das empresas bem sucedidas.

Torne as horas de trabalho mais valiosas 

Organize e acompanhe os turnos no escritório para garantir que os funcionários estejam pessoalmente nos dias de reunião das equipes.

Para que essa estratégia funcione, alguém na empresa precisa se certificar de que o escritório tenha a capacidade para acomodar todos os envolvidos.  

Avalie o desempenho da equipe

É importante verificar com a equipe regularmente o que está funcionando e o que não está.

Como isso pode ser mais difícil quando a equipe trabalha remotamente, é essencial desenvolver habilidades de feedback.

Construir um processo em torno do desempenho pode ajudá-lo a monitorar de forma eficaz e justa a produção e o progresso de todos os seus funcionários.

Faça com que o feedback e a autoavaliação dos funcionários façam parte do seu processo avaliativo.

Perceba os benefícios do trabalho remoto

Políticas abrangentes, cronogramas regulatórios e alocação injusta de espaço podem eliminar rapidamente os benefícios de produtividade do trabalho híbrido.

Aumente a produtividade garantindo que a melhor combinação de funcionários esteja no escritório o tempo todo, ao mesmo tempo em que promove uma cultura que vê o trabalho remoto como uma alternativa positiva. 

Recompense os funcionários pela eficiência e eficácia, em vez de focar só na interação, e dê autonomia a eles na hora da tomada de decisões.

Priorize a saúde mental 

A maioria dos profissionais teve interações humanas limitadas durante a pandemia. Por isso, é importante pensar de forma proativa sobre a saúde mental.

Os funcionários esperam cada vez mais benefícios de saúde dedicados a essas áreas e os líderes de RH devem estar preparados para criar protocolos que otimizem a interação humana e o bem-estar de todos.

Invista em ferramentas digitais

Quem trabalha presencialmente em uma empresa de ar condicionado à disposição sempre que necessário fazer reparos .

No caso do trabalho híbrido, mesmo quem está em home office precisa ter ferramentas básicas garantidas, como câmeras disponibilizadas, inclusive em salas específicas no consultório (de modo a realizar os atendimentos presenciais e online com qualidade e de forma integrada).

A comunicação entre departamentos vai depender quase inteiramente de ferramentas digitais, como aplicativos de mensagem.

Os documentos e planilhas elaboradas vão precisar ser armazenados em plataformas baseadas em nuvem.

Quando for necessário fazer reuniões à distância, o programa escolhido para isso deve ser o melhor e mais conveniente para todos.

Resumindo, não tem como construir um regime viável de trabalho híbrido sem escolher as melhores ferramentas digitais.

Atenção à retenção de profissionais

Hoje as pessoas no mercado de trabalho buscam por vagas flexíveis e atrativas. Por exemplo: o declínio das grandes redações jornalísticas faz com que o oferecimento de uma opção de home office seja requisito fundamental.

Assim, disponibilizar a opção de trabalhar remotamente agrega valor aos cargos e chama a atenção de profissionais mais jovens e modernos.

Acima de tudo, mostra que a empresa está se adaptando à nova realidade do mercado com sucesso.

Conclusão

A pandemia ainda não terminou, apesar de dar sinais de melhora nos últimos tempos. Com isso, os regimes de trabalho híbrido devem seguir ditando o ritmo do mercado em várias áreas.

É essencial conhecer os benefícios e os métodos de aplicação para conseguir se adaptar quando for necessário.

Com as informações trazidas aqui, a sua empresa tem grandes chances de passar por esse período conturbado sem prejuízos, melhorando todos seus resultados e oportunidades.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Tenha gestão ágil

Conheça o GRPRO

Sistema exclusivo baseado em gestão ágil que administra todos os setores da sua empresa de um só lugar.

Fique por dentro

Saiba o que acontece na adaptweb e no mundo da tecnologia

Confira nossas mídias

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não acaba por aqui
Materiais exclusivos
Agende já sua demonstração gratuitaNão perca mais tempo, tenha o GRPRO ativado em sua empresa com poucos passos!

 Envie-nos uma mensagem...

Agende já sua consultoria gratuita!Seja qual for o tamanho da sua empresa, nós temos a estratégia que irá elevar seu nível

Não perca essa chance! Envie-nos uma mensagem...

Somos movidos pela inovação Conte o que você está buscando e vamos começar essa jornada.

Não seja tímido! Envie-nos uma mensagem...