alinhamento estratégico e operacional é focado em unir a visão e processos de todas as áreas da empresa. Colaboradores, líderes e gestores envolvidos no negócio buscando os mesmos objetivos e motivados em alcançá-los.

Deste modo, o alinhamento estratégico e operacional designa a empresa a focar na execução do planejamento estratégico de forma dinâmica, efetiva e comprometida.

É essencial que a empresa tenha uma organização bem definida com uma comunicação eficiente para ajudar todos nesse processo de crescimento.

No alinhamento estratégico operacional tudo tem ligação direta com o ambiente interno, focado no engajamento dos colaboradores na organização.

Criamos esse post exclusivo, para que você não cometa os mesmos erros de 2021 e tenha verdadeiros resultados no ano de 2022. Bora escalar, gestor?

O QUE É ALINHAMENTO ESTRATÉGICO OPERACIONAL?

O alinhamento estratégico se baseia em entender e conhecer a missão, visão e valores da empresa. Como objetivo, conduzir o time a remar todos na mesma direção. Só alcança uma boa estrutura organizacional aqueles que desejam somar juntos.

É a implantação de uma cultura transformacional, da qual os colaboradores sentem que fazem parte do propósito da empresa, seguindo em conjunto na busca de melhores resultados.

O conceito descreve um modelo de trabalho que prioriza a concordância entre os times e níveis hierárquicos sobre os valores que guiam a empresa no mercado. Com o foco final em performar a gestão para que ela fique cada vez mais efetiva.

De maneira prática, podemos dizer que uma organização bem alinhada é aquela onde todos compreendem de onde vêm e para onde vão.

PONTOS ESSENCIAS DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO OPERACIONAL

OBJETIVOS E VALORES

No planejamento estratégico organizacional, os objetivos e valores permitem uma noção clara quanto ao rumo da empresa e o caminho escolhido.

Os objetivos estratégicos definem o modo que a organização direciona as energias para realização dos processos ao longo do tempo. Os valores são os pilares ou características da empresa nesse caminho.

MISSÃO E VISÃO

Quando pensamos em missão e visão, temos dois caminhos que levam para os resultados que a empresa deseja alcançar.

Ambos fundamentais para orientar cada objetivo e meta da organização. A missão guia os processos e atividade realizados e a visão o desempenho esperado da organização.

PRÁTICAS E METAS

Quando colocamos metas e práticas temos a fundamentação das estratégias e valores da empresa. Pontos que determinam decisões e estratégias dadas para determinar processos e resultados.

Contudo, temos os diversos objetivos e metas criados e delegados ao time. Aqui também se estabelece a forma que cada irá conduzir suas atividades para chegar ao resultado esperado.

COMO SABER SE PRECISO DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO OPERACIONAL?

Você consegue identificar através de alguns pontos se sua empresa precisa do alinhamento estratégico operacional, para auxiliar você nesse processo, citamos alguns pontos aqui. Veja:

PROCESSOS MAL ORGANIZADOS E ATIVIDADES MAL DELEGADAS: Quando os processos não trazem os resultados esperados para a empresa, tem se a certeza de que é por falta de alinhamento estratégico operacional.

Deste modo, é importante parar e analisar toda estratégia definida, atividades delegadas e quais os gargalos que estão impedindo o processo fluir.

AUSÊNCIA DE COMUNICAÇÃO EFETIVA: A comunicação é um pilar de qualquer negócio, isso ninguém pode negar. Se sua empresa não tem uma comunicação que faz acontecer, falta alinhamento e estratégia, ninguém caminha junto sem informação e dados.

A comunicação gera produção em escala, uma comunicação efetiva tem-se com o alinhamento estratégico operacional.

EQUIPE DESMOTIVADA: A equipe pode ficar desmotivada pela falta de informação, não veem um caminho a seguir nem uma meta para bater. Isso faz com que as mesmas não se sintam parte da empresa.

Quando os colaboradores não têm direção nenhuma, a insatisfação chega. Deste modo, é essencial o alinhamento estratégico operacional para mostrar a importância de cada pessoa e o porquê ela está ali para somar.

AUSÊNCIA DE CULTURA EMPRESARIAL: Uma empresa que não tem uma cultura sintetizada, não terá resultados verdadeiros e processos eficientes. Implantar uma cultura organizacional é lembrar todos os dias do propósito da empresa.

RESULTADOS DECAINDO: A queda de resultados é uma consequência do foco e direcionamento errado. ” A falta de alinhamento e comunicação leva energias a lugares errados, gerando gargalos e desgastes.

Quando o time tem valores pessoais semelhantes com a empresa tenha certeza de que os seus resultados serão melhores, pois o tempo que essa pessoa passa no período de trabalho será mais produtivo.

Em soma, é necessário ter esse planejamento estratégico operacional para não haver conflitos internos com os colaboradores ou eventuais desacertos com a empresa. Sejam eles em níveis estratégicos, táticos ou operacionais. 

COMO FAZER O ALINHAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL NA SUA EMPRESA

Antes de tudo, é necessário mostrar objetivos e metas a todos do time. Assim, todos terão o mesmo foco, ideias e planejamento para chegar ao resultado esperado.

Algumas dicas para fazer o alinhamento estratégico na sua empresa são:

  • Incentive todos os colaboradores, fazendo com que eles se sintam importantes na realização da estratégia da empresa;
  • Estabeleça metas alinhadas com os objetivos estratégicos; 
  • Comunicação assertiva sobre qual a direção correta que a ser seguida por todos e os objetivos a serem alcançados.

Ofereça premiações e bônus para os colaboradores que se dedicam e garantem a execução das estratégias da empresa.

E jamais se esqueça de cuidar do bem-estar de seus funcionários, sua saúde mental e física pode estar totalmente ligada ao trabalho.

DO TÁTICO AO OPERACIONAL

Nenhuma organização nasce e cresce sozinha, precisamos confiar no apoio de outras pessoas. É nesse sentido que o alinhamento estratégico operacional trabalha.

Com todos da empresa remando em prol do mesmo objetivo o gestor terá maior controle dos resultados, dados processuais e uma gestão de equipe eficiente.

Isso porque é possível garantir que o que está sendo operacionalizado bate com os valores e estratégia da empresa. De outro modo, o planejamento está sendo operacionalizado de fato.

DICA BÔNUS: Diversos gestores estão se aliando a plataformas de gestão para produzir em escala, de acordo com pesquisas feitas, eles reconheceram que para alavancar seu crescimento em 2022 essa era a melhor opção.

Se você percebeu que está na hora de sair da mesmice e começar a escalar, nós podemos te auxiliar. Não cometa os mesmos erros de 2021, fale com nosso time e se prepare para obter resultados extraordinários 

Fique por dentro

Saiba o que acontece na adaptweb e no mundo da tecnologia

Confira nossas mídias

Não acaba por aqui
Materiais exclusivos